ESTUDO: PORTUGUESES QUEREM PROTEÇÃO COMPLEMENTAR NOS SEGUROS DE VIDA E DE ACIDENTES PESSOAIS
- Coberturas e serviços de assistência associados à saúde, habitação e automóvel lideram as preferências dos inquiridos.
Os portugueses querem que os seguros de Vida e de Acidentes Pessoais se tornem mais abrangentes, flexíveis e personalizáveis. Esta é uma das conclusões de um inquérito realizado para a MetLife, empresa líder em Seguros de Vida e de Acidentes Pessoais, divulgado hoje. O estudo analisou as preferências dos portugueses no que se refere aos seguros e aos serviços oferecidos pelas empresas do sector.
A pandemia teve um impacto significativo na importância que os portugueses atribuem aos seguros de Vida e de Acidentes Pessoais. Mais de metade dos inquiridos considera que é hoje mais importante ter um seguro de vida (51%) e/ou um seguro de acidentes pessoais (54%) do que até 2020.
Paralelamente, os inquiridos mostram preferência pela introdução de serviços e coberturas complementares nos seguros de vida e de acidentes pessoais que adquirem. Entre as opções de serviços/coberturas, a saúde foi selecionada por 67% dos inquiridos, os serviços para a casa (reparações e assistência técnica ao domicílio) por 52%, sem esquecer as coberturas associadas à assistência automóvel (viatura de substituição, por ex.). Na cobertura adicional de saúde, os inquiridos dão preferência ao pagamento de despesas de médicas e hospitalização, incluindo os períodos em que viajam para o estrangeiro.
Em geral, o sector dos seguros regista níveis de satisfação positivos, embora os níveis de recomendação sejam relativamente baixos. Dois em cada três inquiridos estão satisfeitos (66%) com a sua companhia de seguros, mas apenas 31% recomendaria a sua companhia a familiares e amigos.
Os inquiridos valorizam as companhias de seguros que privilegiam a experiência de cliente e a personalização da oferta: descontos por fidelidade (38%), facilidade de participação de sinistros (37%), e simplicidade na ativação e eliminação de coberturas (33%), foram as três características mais apontadas.
Oscar Herencia, vice-presidente da MetLife para o sul da Europa e diretor geral da MetLife na Ibéria, disse: “Os resultados deste inquérito confirmam que se registou uma mudança profunda na perceção dos portugueses, evidenciada pelo crescimento do Ramo Vida em 2021 (+70%). Se antes da pandemia, o seguro de vida era muitas vezes visto como uma “obrigação” para comprar casa com recurso ao crédito, atualmente os portugueses valorizam o nível de proteção que estes seguros proporcionam em situações imprevistas. Além disso, os resultados deste inquérito demonstram que há uma apetência do mercado por seguros de vida mais abrangentes, personalizáveis, e que ofereçam novas coberturas e serviços complementares”.
atualmente os portugueses valorizam o nível de proteção que estes seguros proporcionam em situações imprevistas.
Oscar Herencia
Refira-se que, em junho, a MetLife sucursal em Portugal anunciou a entrada no mercado de seguros de assistência e outros danos em Portugal. Os clientes MetLife podem atualmente acionar serviços e coberturas adicionais de assistência nos seus Seguros de Vida ou de Acidentes Pessoais. Esta oferta diferenciadora, permite optar por coberturas flexíveis e customizáveis para as diferentes necessidades do dia a dia: proteção em viagem, serviços para seniores, assistência no lar, saúde, bem-estar, IT, animais de estimação, entre outros.
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Nota:
O estudo quantitativo e qualitativo foi efetuado pela Ipsos através da aplicação de um questionário online, que abrangeu 500 indivíduos, de uma amostra representativa da população portuguesa, dos 25 aos 64 anos.
Sobre a MetLife
A MetLife, Inc. (NYSE: MET), através das suas subsidiárias e afiliadas (“MetLife”), é uma das companhias de seguros de vida e serviços financeiros líderes a nível mundial, disponibilizando seguros de vida e seguros de acidentes pessoais, pensões, benefícios para funcionários e gestão de ativos para ajudar os clientes particulares e institucionais a construir um futuro mais seguro. Fundada em 1868, a MetLife opera em mais de 40 mercados a nível global e mantém posições de liderança nos Estados Unidos, Japão, América Latina, Ásia, Europa e Médio Oriente. Para mais informações, visite www.metlife.pt.
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