Seguros de Vida e Acidentes

A revisão médica nos seguros de vida

3 min
Apr 25, 2022

Para contratar um seguro de vida é necessário que informe a companhia de seguros do estado atual da sua saúde para que esta possa avaliar corretamente os riscos. A forma de o fazer varia em função da seguradora e da sua idade.

É sempre necessário passar por um exame médico para contratar um seguro de vida?

Determinadas seguradoras exigem uma revisão médica obrigatória ou um relatório do estado de saúde para contratar um seguro de vida, independentemente da idade que tenha o segurado ou do capital a segurar.

Na MetLife, se tiver menos de 50 anos ou o capital que quer segurar é inferior a 350 000€, não é necessário que passe por exames médicos, só tem de assinar uma declaração de saúde ou responder a um simples questionário médico.

A razão é simples. Quanto mais idade tiver o segurado, mais delicado será o seu estado de saúde e, portanto, o risco de que padeça de doenças que o(a) levem a uma situação de invalidez ou falecimento será maior, pelo que as companhias devem rever o estado de saúde no qual se encontra a pessoa para determinar o risco real.

O que é uma declaração de saúde?

A declaração de saúde é um documento que o segurado assina a confirmar que não padece de nenhum tipo de doença crónica ou grave, não esteve de baixa durante um longo período nos últimos anos, nem está pendente de qualquer tipo de intervenção cirúrgica, assegurando, assim, à companhia que o seu estado de saúde é bom e que não é necessário que declare qualquer outro aspeto relativo à sua saúde.

Estas declarações devem ainda ser acompanhadas de algumas perguntas relacionadas com os hábitos do segurado como, por exemplo, se realiza qualquer desporto de risco ou se participa em atividades que possam ser consideradas perigosas.

Em que consiste o questionário médico ao qual deve responder para contratar um seguro de vida?

Quando uma pessoa interessada num seguro de vida não reúne as condições necessárias para assinar uma declaração de saúde, a companhia seguradora pede-lhe que responda a umas perguntas simples sobre a sua situação. Trata-se de um questionário médico simples que permite à seguradora determinar o estado de saúde geral no qual se encontra.

Estas perguntas devem incluir aspetos relacionados tanto com a sua saúde, como com os seus hábitos de vida incluindo, questões como, o consumo de tabaco ou de bebidas alcoólicas.

Nas mesmas, a pessoa que quer formalizar um seguro de vida deve indicar se sofre de algum tipo de doença como, por exemplo, cancro, diabetes, problemas cardiovasculares, respiratórios ou digestivos ou qualquer outro tipo de doença e informar sobre os tratamentos ou exames aos quais tenha sido submetido no último ano. Do mesmo modo, neste questionário médico deve indicar se sofre de algum tipo de problema congénito, se tem sequelas provocadas por algum acidente ou se padece de algum grau de invalidez.

Porque é que é importante ser sincero na declaração de saúde e no questionário médico ao contratar um seguro de vida?

Antes de contratar um seguro de vida tenha em conta que é muito importante que a seguradora conheça o seu estado de saúde para que, em caso de sinistro, a apólice cubra todos os riscos possíveis.

A declaração de saúde e o questionário médico são documentos vinculativos no contrato do seguro pelo que, no caso de ocultar alguma patologia nos mesmos, o seu seguro de vida não o cobrirá.

Por isso, é importante que seja sempre sincero nas suas respostas e informe a companhia de qualquer aspeto relacionado com a sua saúde que considere relevante.

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida

MetLife Europe d.a.c. -Sucursal em Portugal