Em algumas ocasiões surgem dúvidas sobre o que acontece se, devido a um acidente ou a uma doença, ficamos em situação de incapacidade absoluta e permanente e recebemos a indemnização do nosso seguro de vida correspondente a esta cobertura.
O nosso seguro de vida continua ativo e, portanto, os nossos beneficiários receberão uma indemnização caso faleçamos? Teremos acesso aos serviços adicionais que o seguro de vida inclui como, por exemplo, a elaboração gratuita de testamentos ou a eliminação de vida digital, ou por ter pedido já a indemnização estes ficam anulados?
Em seguida, respondemos a todas as suas dúvidas.
Contra que riscos o(a) protege um seguro de vida?
Os seguros de vida protegem-no(a) contra o falecimento por certas causas e/ou perante a situação de se encontrar em incapacidade absoluta e permanente, se essa cobertura estiver incluída no seu contrato.
Quando contrata um seguro de vida determina que capital é que quer assegurar, ou seja, quanto será a indemnização que você e os seus familiares receberão no caso de sinistro.
O que acontece se pede a indemnização do seguro de vida por incapacidade absoluta e permanente?
Nos seguros de vida que incluem a cobertura de incapacidade absoluta e permanente, receberá o capital que tenha segurado no caso em que, devido a uma doença ou a um acidente grave, tenha ficado em situação de invalidez absoluta e não possa continuar a realizar o seu trabalho
Isto quer dizer que, para efeitos do contrato de seguro, a indemnização já foi entregue pela seguradora e recebida pelo beneficiário (que neste caso é você mesmo(a)), pelo que já não existe obrigação por parte da seguradora de realizar qualquer outro pagamento.
Portanto, podemos dizer que quando é cobrada a indemnização por incapacidade absoluta e permanente, o seguro de vida termina e se quiser que outros beneficiários recebam uma indemnização caso faleça, deverá contratar um novo seguro de vida.
*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida
MetLife Europe d.a.c. -Sucursal em Portugal