Quando se assina um contrato de um seguro de vida, adquire-se a obrigação de realizar o pagamento de um prémio mensal, ou anual, a troco de a seguradora assumir o risco para o qual o seguro nos cobre.
Este prémio, tal como explicámos na publicação “Termos que deve entender antes de contratar um seguro de vida” é o preço que paga pelo seu seguro.
Não ter o pagamento do prémio do seguro em dia pode ter graves consequências, uma vez que nunca sabemos o que nos pode acontecer. E se nos esquecermos de pagar o prémio do seguro de vida podemos perder a proteção que o seguro nos oferece e deixar a nossa família desamparada e sem ajuda se algo nos acontecer.
O que acontece se deixo de pagar o prémio do seguro?
Se deixar de pagar o prémio do seguro de vida, estará a incumprir a sua parte do contrato, pelo que a seguradora poderia anular o seu seguro e, portanto, ficaria desprotegido em caso de falecimento ou incapacidade absoluta permanente.
De acordo com o indicado por lei, no caso de não pagamento do primeiro prémio, o contrato ficará automaticamente resolvido. Ou seja, os riscos para os quais se tinha contratado o seguro de vida não ficarão cobertos pela seguradora até ao momento em que se realiza o pagamento do primeiro prémio e, por isso, no caso de não pagamento do prémio inicial, o contrato considera-se terminado na mesma data em que se assinou.
Quando o não pagamento ocorre no momento de ter de pagar os seguintes prémios, o que acontecerá é que o contrato não será prorrogado e, portanto, deixará de contar com um Seguro de Vida em vigor.
Por isso é importante que verifique as datas de vencimento do seu seguro de vida e as datas em que deve pagar o prémio para evitar que tanto você, quanto a sua família fiquem desprotegidos por um descuido.
*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida
MetLife Europe d.a.c. -Sucursal em Portugal