Seguros de Vida e Acidentes

Créditos pessoais, é necessário contratar um seguro de vida?

2 min
Jan 18, 2023

Por muito que poupemos ou tentemos ser precavidos, em algum momento da nossa vida é possível que tenhamos que pedir um crédito pessoal quer seja para comprar um veículo, remodelar a nossa casa, pagar estudos ou submetermo-nos a algum tratamento de saúde.

Quando isto ocorre, o mais normal é que avaliemos em primeiro lugar a quantidade de que necessitamos para fazer frente a esse imprevisto ou pagamento e analisamos as entidades bancárias que nos concedem este tipo de créditos e as condições das mesmas, para tentar encontrar o crédito pessoal mais barato.

Dependendo da quantia do empréstimo, algumas entidades podem oferecer-nos melhores condições, se juntamente com o empréstimo se contratar um seguro de vida. Mas é obrigatório contratá-lo?

A garantia pessoal

A diferença de um crédito pessoal com outro tipo de ferramentas de financiamento é que a pessoa que o solicita responde perante a entidade bancária apenas com o seu património pessoal. Ou seja, que para que o banco nos conceda este crédito, não é preciso ter um aval, o que servirá para a entidade bancária nos conceder o crédito ou não é o estado da nossa situação financeira.

Portanto, nem sequer é obrigatório contratar um seguro de vida quando se pede um crédito pessoal e o banco não nos pode exigir contratar um para a aprovação ou formalização do crédito.

Convém contratar um seguro de vida quando solicitamos um crédito?

Quando solicitamos um crédito pessoal ao nosso banco o que estamos a fazer é adquirir uma dívida que deveremos saldar no prazo estipulado no contrato. E sim, devido a alguma circunstância, se não podemos saldá-la, esta responsabilidade de pagamento poderá recair sobre terceiros.

Solicitar um crédito é uma decisão que pode afetar não apenas a pessoa que o pede, mas também a sua família uma vez que, se a pessoa que o contrata não conseguir saldar o mesmo, poderão ser os seus familiares os que têm de assumir essa responsabilidade com o banco.

Por isso, ainda que não seja obrigatório, contratar um seguro de vida quando vamos solicitar um crédito pessoal, o mesmo é muito recomendável, uma vez que nunca sabemos o que nos pode acontecer.

Com um seguro de vida protegeremos a nossa família no caso de, quer seja por falecimento ou incapacidade, não ser possível suportar o pagamento do crédito. Desta forma, o seguro de vida encarregar-se-á de saldar a nossa dívida com o banco evitando, assim, que os nossos familiares tenham de o fazer.

Ao contratar um crédito pessoal com o banco, devo contratar o seguro de vida também com a mesma entidade?

A resposta é não. Se quer contratar um seguro de vida ao pedir um crédito pessoal pode fazê-lo com a companhia de seguros que preferir. Não existe qualquer lei que o(a) obrigue a contratar o seguro de vida disponibilizado pela entidade financeira.

Se está à procura de um seguro de vida em alternativa ao do seu banco, para o vincular ao seu crédito à habitação ou outro crédito, a solução pode ser o nosso Seguro de Vida Completa (Seguro de Vida Hipoteca). Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal