Alguma vez já se terá perguntado como funciona um seguro de vida ou até o que é um seguro de vida e se deve ter um. Neste artigo, vamos tratar de dar resposta a todas essas perguntas, começando por clarificar em que consiste um seguro de vida:
O que é um seguro de vida?
Um seguro de vida protege financeiramente a pessoa que o contrata e a sua família (ou aqueles que dos seus rendimentos dependam) em caso de falecimento, ou no caso de sofrer de uma invalidez provocada por um acidente. Contratar um seguro de vida, permite aos beneficiários (por exemplo, os seus filhos, os seus pais, os seus irmãos... contar com uma determinada quantia de dinheiro que substitua os rendimentos que tinha o tomador (a pessoa que contrata o seguro) e que lhes pode servir de ajuda para enfrentar pagamentos e gastos.
Ou seja, um seguro de vida protege-o(a) a si, para que não se preocupe com o dinheiro no caso de sofrer de uma invalidez que o(a) impeça de trabalhar, e também protege a sua família, garantindo a ajuda económica de que possa necessitar caso um dia falte. Além disso, em algumas ocasiões o Seguro de Vida também inclui serviços que servem de grande ajuda aos familiares com todos os trâmites e gestões em caso de falecimento, para que não haja preocupação com estes temas em momentos tão delicados.
Para que serve um seguro de vida?
Um seguro de vida serve para que, se ocorrer algo de grave, a sua família conte com uma quantia de dinheiro que ajude a enfrentar o futuro com a tranquilidade necessária.
O objetivo de um seguro de vida é o de complementar ou substituir os rendimentos económicos que a pessoa que o contrata gerava antes de uma invalidez ou falecimento. Esta indemnização pode servir para ajudar a sua família nos momentos difíceis, continuando a pagar os estudos dos seus filhos, garantir ao banco o pagamento do crédito à habitação ou fazer frente ao pagamento de outro tipo de empréstimos ou dívidas.
Como funciona um seguro de vida?
O funcionamento de um seguro de vida é muito simples. Quando uma pessoa contrata um seguro de vida compromete-se a pagar um prémio (quota) anual à seguradora. A troco deste pagamento, a seguradora compromete-se a pagar a indemnização estabelecida no contrato aos beneficiários do seguro (ou seja, às pessoas escolhidas pelo segurado para receber a indemnização) no caso de sinistro, que pode ser ou o falecimento ou a Invalidez Absoluta e Permanente do segurado, caso decida incluir esta cobertura de forma adicional no seguro.
Neste último caso, quando o seguro de vida inclui a cobertura de Invalidez Absoluta e Permanente, se a pessoa que tiver contratado o seguro sofrer um acidente que a impeça de exercer o seu trabalho, será essa pessoa que recebe a indemnização.
Além disso, alguns seguros de vida incluem serviços adicionais às coberturas para que, nesse momento tão complicado, possa oferecer aos seus familiares a ajuda de que necessitam em temas como, por exemplo, assessoria e gestão de sucessões, ou inclusivamente ajuda a realizar todos os trâmites para a eliminação da pegada digital.
Tudo isto dependerá do tipo de seguro de vida que tenha sido contratado, das suas coberturas e do que estas incluem.
*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal