Um dos aspetos mais complicados na hora de contratar um seguro de vida é decidir qual é o capital ideal que devemos assegurar. Na MetLife, graças à nossa experiência de mais de 150 anos como companhia de seguros de vida a criar seguros de vida personalizados para os nossos clientes, ajudamo-lo(a) a escolher o capital mais adequado para si, de acordo com as suas necessidades e com as suas circunstâncias.
Que aspetos devem ser tidos em conta para calcular o capital a segurar num seguro de vida?
Quando contrata um seguro de vida pode escolher que montante deseja segurar. Este capital de seguro de vida será o montante económico que receberão os seus beneficiários no caso de lhes faltar e influenciará o custo da apólice (uma vez que quanto maior for o capital, maior será o prémio que deverá pagar).
Esta decisão sobre o capital a segurar ocorre tanto no caso dos seguros de vida vinculados à hipoteca, onde o capital a segurar pode ser apenas o capital que ainda deva do seu empréstimo hipotecário, ou pode ser maior, pelo que os seus beneficiários receberão o montante restante da indemnização assim que a companhia seguradora tenha resolvido o pagamento da hipoteca, como nos seguros de vida não vinculados a empréstimos, onde cada segurado pode escolher livremente que capital quer segurar.
A finalidade do seguro de vida, tal como indicamos neste post, é de que a sua família ou os seus beneficiários possam contar com uma indemnização que substitua os rendimentos de que atualmente dispõe e que lhes servirá de ajuda para manter o seu nível de vida, ou fazer face a pagamentos e gastos. Por isso, o montante a segurar deve ser de acordo com o seu nível de vida atual.
Para determinar que capital deve segurar no seu seguro de vida deverá colocar algumas perguntas: Quem serão os seus beneficiários? Para que quer que sirva esse capital se você faltar? Que gastos ou pagamentos deverá poder cobrir esse capital? E não necessitará de segurar o mesmo capital se o seu objetivo é deixar protegida a sua família, composta pelo seu cônjuge e dois filhos, se o seu objetivo é transmitir um apoio económico a um só beneficiário para que enfrente determinados custos, ou se o que quer é que esse capital sirva de ajuda para poder manter o seu negócio aberto caso falte.
Assim que tiver claras estas respostas, deverá calcular que rendimentos são os de que dispõem atualmente e que gastos deverão enfrentar os seus beneficiários caso falte.
Como o(a) ajudamos na MetLife a fazer este cálculo?
Depois de trabalhar com milhões de clientes no mundo, na MetLife entendemos quais são as suas necessidades e como as podemos ajudar a resolver. Por isso, contamos com uma ampla equipa de especialistas em Seguros de Vida disposta a ajudá-lo(a) e a acompanhá-lo(a) para criar o melhor seguro de vida para si e calcular corretamente o capital a segurar.
Só tem de nos contactar e um dos nossos agentes analisará consigo quais são as suas necessidades, oferecendo-lhe diferentes opções para que escolha a que mais se adeque ao que realmente procura.
Por exemplo, caso os seus beneficiários sejam o seu cônjuge ou os seus filhos, a nossa equipa ajudá-lo(a)-á a calcular que capital seria o mais adequado para manter o seu nível de vida em função de se os seus filhos estão ou não em idade escolar, uma vez que em caso afirmativo necessitará de um capital maior para poder assegurar a sua educação, quais são os rendimentos de que dispõe atualmente e que outro tipo de rendimentos tem a sua família, a que tipo de gastos habituais tem de fazer frente, que empréstimos e dívidas estão pendentes de pagamento, como são os vossos hábitos de vida, etc.
*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal