Existem muitas razões para ter um seguro de vida. A principal é a tranquilidade financeira que estes seguros proporcionam ao segurado e aos seus entes queridos em caso de imprevistos, tais como morte ou invalidez permanente
Mas uma das maiores dúvidas que surgem quando se pondera contratar um seguro de vida é qual a melhor altura para o fazer e se existe algum limite de idade a partir da qual já não se pode contratar um seguro de vida.
A vida é muito longa e, em termos gerais, não existe um limite de idade legal que estabeleça uma idade a partir da qual já não se pode contratar um seguro, mas cada seguradora estabelece os limites.
Por exemplo, na MetLife, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode contratar um Seguro de Vida Inteira Familiar ou Seguro de Vida Inteira até aos 70 anos. No entanto, se desejar complementar estes seguros com a cobertura opcional de Invalidez Absoluta e Permanente, o limite de idade para os contratar é reduzido para 65 anos.
Pelo contrário, existem outras seguradoras cujo limite de idade para subscrever seguros de vida está estabelecido nos 54 anos.
Este limite de idade estabelecido por cada seguradora não tem de coincidir com a idade até à qual o seguro de vida o protege. Seguindo o exemplo dos nossos seguros de vida, tanto o Seguro de Vida Completa Crédito Habitação (capital fixo) como o Seguro de Vida Completa Familiar (capital decrescente) protegem o segurado até aos 85 anos para a cobertura de morte e até aos 67 anos para a cobertura adicional de invalidez absoluta e permanente.
Quando devemos contratar um seguro de vida?
A resposta não é fácil, pois dependerá da situação de cada pessoa, embora seja verdade que existem alguns momentos na vida em que contratar um seguro de vida é mais adequado, como por exemplo, quando contratamos um crédito à habitação ou quando constituímos uma família e queremos ter a certeza de que, se algo nos acontecer, os nossos filhos não ficarão desprotegidos.
No entanto, deve ter em conta que a idade que tem quando contrata um seguro de vida é um dos principais valores que se tem em conta para calcular o preço do seu seguro de vida. A razão é simples. Quanto mais jovem for uma pessoa, menor é o risco de morte, que aumentará conforme for envelhecendo. Portanto, para uma seguradora, existe menos risco em segurar pessoas mais jovens, o que se traduz num prémio mais barato.
Além disso, quanto mais cedo fizer o seu seguro, mais paz de espírito terá, especialmente se tiver pessoas a seu cargo ou pessoas que dependem financeiramente de si. É por isso que a grande maioria das pessoas começa a considerar contratar um seguro de vida a partir dos 30 ou 35 anos, e é por isso que muitas o contratam antes dos 50 anos.
A decisão é sua, mas lembre-se que a vida está cheia de imprevistos e que, quanto mais cedo tiver um seguro de vida, mais cedo terá a paz de espírito de ter o seu futuro, e o dos seus, protegido.
*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal