Subir e descer escadas é uma atividade aeróbica muito eficaz que permite fortalecer os músculos das pernas, queimar gordura e gastar energia, melhorando também o ritmo cardíaco e a capacidade pulmonar.
Muitas das nossas atividades quotidianas estão intimamente relacionadas com a melhora da nossa saúde. Neste caso, ao subir escadas, efetuamos movimentos contínuos das pernas e ancas, favorecendo a circulação sanguínea de todas as áreas do nosso corpo. Para além disso, aumentamos a nossa sensação de bem-estar já que esta atividade ajuda a libertar todo o tipo de endorfinas.
Ganhar o hábito de subir escadas pode até ser especialmente fácil, já que não é preciso ter capacidades especiais nem particular queda para o desporto. Basta apenas força de vontade. É recomendável fazê-lo entre três e cinco dias por semana, podendo começar a um ritmo lento até que o corpo se vá habituando e seja capaz de estabelecer objetivos mais exigentes
É melhor subir ou descer?
Os especialistas asseguram que ambas opções podem resultar muito proveitosas. São atividades complementares já que não se trabalham os mesmos músculos em cada uma delas.Quando subimos e descemos, a intensidade da atividade é quase igual. Ao descer, os gémeos, os glúteos e os quadríceps são os músculos que trabalham mais, enquanto a descer apenas se esforçam o quadríceps. Calcula-se que por cada degrau que subimos, queima-se ao menos 0,1 calorias. Subir e descer escadas pode converter-se numa atividade divertida se a combinarmos com diferentes exercícios:
1. Subir em bicos de pés. Desta forma aumentamos a força e a nossa elasticidade.
2. Subir ao pé-coxinho. Podemos dar saltos com uma perna enquanto a outra se mantém no ar. Recomenda-se fazer ao menos quatro séries, duas com cada perna.
3. Levantar os calcanhares à altura da coxa. Pode tentar tocar a barriga com o joelho e subir as escadas com passos muito mais longos.
Fontes: