Os probióticos são bactérias que vivem no intestino e contribuem para melhorar a saúde geral do nosso organismo. Os probióticos trazem várias vantagens, entre elas, facilitar a capacidade do nosso corpo absorver nutrientes, fortalecer o sistema imunitário e ajudar na digestão. Em 2002, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu os probióticos como sendo “Micro-organismos vivos, que quando consumidos em quantidades adequadas, promovem benefícios na saúde do organismo.”
Estas bactérias são especialmente importantes quando existe um desequilíbrio na flora intestinal. Pode encontrá-las em forma de alimentos como o iogurte, o kéfir, o kombucha, ou em forma de suplemento.
Como e quando devo tomar probióticos?
Depois de tomar antibióticos
Quando tomamos antibióticos, o processo de eliminação de bactérias é estabelecido (aquelas que nos prejudicam, mas também aquelas que nos beneficiam e nos protegem), por isso devemos tomar probióticos para restabelecer a flora e não recair noutra infeção.
Quando sofre de alterações intestinais
Os probióticos são fundamentais para reduzir os efeitos e mal-estar que sente quando sofre de alterações intestinais como diarreia ou gastroenterites.
Infeções vaginais
Quando dizemos que os antibióticos danificam a nossa flora, não nos referimos apenas à flora intestinal, mas também à flora vaginal. Quando alguém sofre de cistite ou qualquer outra infeção na área, é essencial cuidar e protegê-la de futuras infeções tomando probióticos depois de ter tomado um antibiótico, já que é uma área muito delicada que pode ser rapidamente alterada de novo.
Sistema imunitário e alergias
Se o seu sistema imunitário está baixo ou sofre de alergias, os probióticos podem ajudar a fortalecer as suas defesas e aumentar os seus níveis de energia. Muitas vezes sentimo-nos cansados e precisamos de um empurrãozinho para voltar a sentirmo-nos bem.
Para além do mais, os probióticos ajudam a facilitar a digestão e são uma ótima fonte de vitaminas como a B1 ou a vitamina K.