Asfalto que queima, ventos quentes, temperaturas que sobem a limites extremos… Parece que a primeira onda de calor do verão já chegou e está aqui para ficar. Em partes do país, as temperaturas podem chegar até aos 40º, e em muitas casas não existe ar condicionado.
Não há problema que não tenha solução. Se não teve a possibilidade de sair da cidade ou não tem ar condicionado em casa, mostramos-lhe os melhores truques para refrescar a casa, mantendo-a agradável e fresca!
Manter as persianas fechadas durante todo o dia
A maioria provavelmente já conhece este remédio tradicional. Não importa o quão simples parece, é uma das melhores maneiras de evitar que o calor externo invada a casa. De pouco serve a ventoinha se durante o dia deixamos que o sol aqueça constantemente as divisões da casa.
Use lençóis de algodão
Para evitar levantar-se cada vez que os lençóis se colem ao corpo, é melhor usar tecidos transpiráveis e naturais, como o algodão. Esqueça as colchas e os lençóis pesados que retêm calor.
Mantenha-se longe dos tapetes
Uma casa sem tapete pode parece nua, mas o sentimento de lar acolhedor e confortável que pode transmitir tem um efeito desagradável no verão. Agora é a altura de guardar os tapetes e carpetes e pisar madeira e mármore. Mas não se preocupe, se não pode viver sem eles e são um elemento essencial, pode substituí-los por opções de tecido de fibra natural.
Ventoinha, o seu melhor aliado
Tire partido deste instrumento clássico mas eficaz para refrescar a casa. Sabemos que a temperatura não vai descer muito, mas cria uma sensação de ar fresco. De chão ou de teto, use o que preferir. Uma técnica com muitos anos, mas que certamente ajuda é colocar um saco de gelo à frente da ventoinha para que o ar seja mais frio. Lembre-se sempre de desligar o aparelho quando não estiver em casa.
Hidratação em todos os momentos
Os benefícios da água para o nosso corpo são incalculáveis. Sabemos que é preciso beber água suficiente durante o dia e antes de ir para a cama. Deixe um copo ou garrafa de água na mesinha de cabeceira se não quiser levantar-se durante a noite.
Evite o uso de aparelhos e dispositivos eletrónicos
Forno, micro-ondas, TV e outros aparelhos geram uma grande quantidade de energia que é transformada em calor dentro de casa. Por esta razão, devemos evitar utilizá-los durante os períodos de maior calor. Além disso, também é aconselhável manter desligados os computadores e os dispositivos móveis, que muitas vezes tendem a sobreaquecer.
Fontes:
http://elpais.com/elpais/2017/06/15/fotorrelato/1497534373_962640.html
http://www.mujerhoy.com/deco/bajo-estrella-821064072014.html