Passamos cerca de ¼ da vida adulta no trabalho, por isso é perfeitamente normal procurar um caminho profissional que nos ajude a sentir felizes e realizados.
Mas o que define realmente uma boa carreira? E como saber quando procurar uma melhor? Se se encontrar preso a uma rotina ou se questionar sobre o que existe “lá fora”, coloque a si mesmo as seguintes questões:
1. Existem oportunidades de promoção no seu emprego?
Um estudo [1] conduzido pelo LinkedIn, incluindo 10.000 pessoas que recentemente mudaram de emprego, descobriu que cerca de 45% dos inquiridos justificaram esta mudança com a falta de oportunidades para progredir na carreira.
Se pretende subir na hierarquia da sua empresa, mas sente que o seu posto torna isso difícil, tente explorar outras opções dentro da empresa antes de procurar noutro lado. Fale com os seus superiores sobre oportunidades de desenvolvimento disponíveis. Pode surpreender-se com o que uma empresa pode fazer para manter um trabalhador valioso.
2. Um eventual aumento salarial justifica a mudança?
No mesmo estudo mencionado anteriormente, cerca de 74% dos participantes recebeu um aumento salarial ao mudar de emprego. É óbvio que o dinheiro é um grande motivador nas decisões de carreira. Mas também é importante perceber se a mudança de trabalho implica outros tipos de alterações que podem ser negativas.
Por exemplo, deslocações mais longas entre a casa e o trabalho, mais horas, menos benefícios, um ambiente de trabalho diferente, menos flexibilidade – tudo isto deve ser considerado para perceber se mais dinheiro vale mesmo a pena.
3. A função que desempenha enquadra-se nos seus interesses?
Muitas pessoas sentem que apesar de serem boas naquilo que fazem, não têm um especial interesse pelo trabalho. Não existe nada de errado nisto, mas é possível que obtenha mais satisfação num emprego que lhe seja mais querido a nível pessoal, que encaixe nos seus objetivos e nas suas paixões.
O que lhe interessa fora do trabalho? O que é que o entusiasma no seu trabalho atual, e o que o aborrece? Estas respostas podem ajudar a perceber o que o satisfaz e se uma mudança é necessária.
4. Está contente com o seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal? Este equilíbrio é fundamental para a realização pessoal e profissional. Se passa mais horas do que deveria no trabalho, significa que este é um ponto a melhorar.
Trabalhadores com um equilíbrio correcto entre o profissional e o pessoal – que descansam bem e aproveitam o tempo livre – apresentam uma maior produtividade e uma visão mais positiva. Trabalha mais ou menos do que esperava quando começou o emprego atual? Sente que o trabalho prejudica a sua vida pessoal?
5. Gosta da cultura da sua empresa? A cultura da empresa define o ambiente quotidiano em qualquer organização. Quais são os valores e objetivos? Quais as expectativas e regras? É um ambiente relaxado ou muito formal? Como é a interação entre os trabalhadores e com os superiores?
A cultura de empresa varia entre locais de trabalho, mesmo dentro da mesma indústria. Pense se o seu local de trabalho é bom para a sua personalidade e forma de estar, ou se precisa de algo diferente.
Dê o próximo passo. Antes de tomar a decisão de deixar o emprego atual, marque uma conversa com o seu responsável ou superior hierárquico, e conte-lhe como se sente.Deixamos-lhe algumas dicas para ajudar a preparar essa conversa:
• Marque uma reunião enviando um e-mail ou falando diretamente. Seja claro sobre as suas intenções e sobre o que quer falar. Desta forma, ninguém será apanhado desprevenido.
• Coloque o máximo possível de questões específicas. Existe alguma posição que lhe interesse particularmente, ou algum problema premente no seu posto atual que precisa de resolução? Mantenha uma direção clara na conversa.
• Pesquise. Se vai perguntar sobre uma nova função, saiba o que implica e esteja preparado para justificar a mudança.
Durante a carreira surgem momentos de mudança, por isso é importante pensar com cuidado sobre os seus objetivos pessoais e não se precipitar.
Faça as questões certas, atempadamente, para saber quem é e onde quer chegar. Fale com a sua empresa sobre oportunidades de desenvolvimento profissional. Estes passos vão permitir que tome decisões informadas sobre a sua carreira e o seu futuro.
[1] New Research Reveals the Real Reason People Switch Jobs (and It isn’t Money or Their Boss)