Um lugar arrumado gera uma sensação de paz, e ainda que para muitos a tarefa de arrumar seja aborrecida e cansativa, para outros é uma arte.
Quando organizamos o nosso lar, a nossa mesa de trabalho ou a nossa carteira, procuramos harmonia. Na cultura asiática, trata-se praticamente de uma forma de meditação.
Marie Kondo é uma guru no que diz respeito à ordem e à limpeza. Os benefícios que esta especialista refere vão para além de uma questão prática – ajudam também a organizar as nossas emoções e pensamentos.
Mesmo que pareça uma missão impossível, Marie Kondo assegura que ao utilizar o seu método, um só dia é suficiente para que a nossa casa fique arrumada para sempre. Para sustentar esta afirmação, garante que 99% dos seus clientes nunca mais retrocederam. Assim que descobrem a “magia da organização”, não há volta a dar.
Por onde se começa?
A base da ordem está na conservação dos objetos que nos fazem felizes. Ou seja, não necessitamos de mais espaço, mas devemos sim livrar-nos das coisas que não contribuem em nada para melhorar as nossas vidas.
Quando tivermos decidido o que queremos conservar e o que queremos deitar fora, chega a hora de arrumar tudo por categorias (e não por divisão da casa). Por exemplo: primeiro a roupa, depois os livros, depois a papelada… deixando para o final aquelas coisas com as quais mantemos uma conexão emocional mais intensa, como fotografias ou souvenirs.
Como sabemos se devemos guardar determinado objeto?
Ainda que pareça muito romântico, a ideia é que nos deixemos levar pelas emoções enquanto estamos neste processo. O objeto que tem na sua mão traz-lhe felicidade? Então merece um lugar em sua casa.
O objetivo final é viver num espaço onde tudo o que existe cria bem-estar.
O que acontece quando temos a casa perfeitamente arrumada?
Nas palavras de Marie Kondo, iniciamos um processo de ordem dentro de nós. Quando tudo está organizado à nossa volta, sentimos a necessidade de redecorar também a nossa vida, passando a ser mais positivos e eficientes.
O método KonMari já inspirou milhares de pessoas por todo o mundo, pela sua forma particular de combinar filosofia oriental, o feng shui e o coaching motivacional, e pela maneira de organizar o nosso exterior, assim como o interior, de forma simples.
Fontes: