Saúde e bem-estar

Estamos a envenenar o nosso corpo com plástico?

1 min
Apr 23, 2019

Todos sabemos que a poluição do plástico tem consequências muito graves para o meio ambiente, mas já pensou em quais serão as consequências do plástico para a sua própria saúde?

Os plásticos são criados a partir de uma combinação de várias substâncias químicas, usadas com o fim de evitar a degradação do material quando exposto à luz, para torná-lo mais ou menos flexível, para reduzir a inflamabilidade, etc....

O problema é que muitas dessas substâncias não estão ligadas à cadeia química do plástico, o que significa que podem migrar em circunstâncias diferentes, tão pequenas quanto uma mudança na temperatura ou na luz. Isto significa que os ingredientes tóxicos podem-se evaporar e contaminar o ar que respiramos. Estas substâncias podem, até, ser absorvidas pela pele e infiltrar-se em alimentos ou bebidas.

Pode nunca ter pensado nisto, mas a realidade é que provavelmente tem muitos hábitos que permitem que substâncias tóxicas do plástico contaminem facilmente o seu corpo. Algo tão simples como abrir um recipiente de plástico que emite um cheiro forte, aplicar um creme no corpo, reutilizar uma garrafa de água, comer alguma coisa num recipiente de plástico, ou que foi congelada num recipiente de plástico, pode levar à contaminação.

Se se identifica com alguns destes hábitos, é hora de mudar! Siga nossas recomendações para evitar a contaminação dos plásticos no seu corpo e proteja a sua saúde:

  • Beber água ao longo do dia é muito importante para se manter hidratado. Opte por uma garrafa de vidro para evitar os perigos do plástico.
  • Evite qualquer produto embalado que contenha o produto químico BPA. Esta substância está presente em muitos plásticos e está associada ao risco do cancro, doenças de coração e diabetes.
  • Use recipientes de vidro, e não de plástico, para levar a sua comida para o trabalho. Se optar por um de plástico, é importante que não aqueça a sua comida no micro-ondas.
  • Evite utilizar palhinhas de plástico para não contaminar as suas bebidas.

 

Fonte:

https://www.nationalgeographic.com/magazine/2018/06/plastic-planet-health-pollution-waste-microplastics/