Deixar o açúcar é um desafio bastante grande, já que quando estamos habituados a comer muito açúcar o nosso cérebro faz-nos sentir dependentes. A Organização Mundial de Saúde diz-nos que devemos restringir o nosso consumo de açúcar a 25 gramas por dia. Sabe quanto consome a média dos portugueses? O dobro. De acordo com Pedro Graça, diretor do Programa para a Promoção da Alimentação Saudável, a maioria deste açúcar vem de bolos, sumos e refrigerantes.
É certo que o açúcar pode ser encontrado em alimentos saudáveis, como frutas e verduras. Estes são os chamados açúcares naturais que não podem ser comparados ao açúcar adicionado presente em bolos, chocolates e refrigerantes, já que estes vêm acompanhados de vitaminas, minerais, fibras e nutrientes e são muito recomendáveis.
Isto é o que acontece ao seu corpo quando deixa de comer açúcar em excesso
Cortar no açúcar não é fácil, mas os benefícios para a saúde são imensos e quase imediatos! Experimente cortar todos os alimentos com açúcar adicionado durante duas semanas e anote como se sente, ao princípio vai custar, mas acredite que vai valer a pena.
Os benefícios são:
- Mais energia
- Pele mais luminosa
- Perca de peso
- Redução do risco de várias doenças
- Melhor memória
- Melhor sono
- Melhor humor