Todos passamos por dias em que não estamos felizes, ainda que tenhamos o melhor emprego do mundo. Pressão do chefe, trabalho até tarde, trânsito infindável, mau relacionamento com colegas, etc. Mas há pessoas que não permitem que isto afete o seu humor.
Como conseguem atingir este estado de “nirvana”?
Sabemos que um trabalhador feliz é um trabalhador mais produtivo [1], mas nem todas as empresas oferecem um local de trabalho ou funções que o permitam. Por isso, o truque está na atitude – mudando a sua, mudará a forma como vê o mundo e tudo lhe parecerá melhor!
Alterando a forma como encaramos os problemas, conseguimos relativizar e dar-lhes menos importância. Todas as situações têm lados positivos e é nestes que nos devemos focar, até pela nossa saúde. Os momentos negativos devem ser encarados como experiências de aprendizagem, tornando-se assim pontos positivos.
São estas pequenas alterações de perspetiva que fazem toda a diferença.
Analise a dimensão dos seus problemas, calcule-os e não se esforce demasiado para mudar coisas que não consegue mudar. Mantenha-se calmo e relaxado até perceber de que forma pode resolver ou dar a volta ao problema, sem deixar que o stress tome conta de si.
Como diz o antigo provérbio budista: “Se existe um problema que pode ser resolvido, então não há razão para preocupação. Se existe um problema que não pode ser resolvido, então não há razão para preocupação.”
Deixamos-lhe algumas dicas práticas para relaxar e ser mais feliz no trabalho:
• Pratique um pouco de meditação todos os dias – não é preciso conhecer mantras nem exercícios complexos, uns minutos de silêncio vão ajudá-lo a focar-se e a reunir energias, trazendo benefícios mentais e também físicos
• Faça alguns exercícios ao longo do dia – estique os braços, as pernas, mexa o pescoço, faça rotações dos pulsos e dos tornozelos. Estes pequenos movimentos ajudam a relaxar e facilitam a circulação sanguínea.
• Dê um passeio (se possível fora do escritório) – para além de permitir esticar os músculos, isto permite-lhe fazer uma pausa do trabalho, respirar ar puro e “desligar”, recuperando assim energia e eventualmente olhar para os problemas de uma forma nova.
Lembre-se: uma atitude positiva ajuda a ver o mundo com outros olhos e faz muito bem à saúde.
[1] Oswald, A.; Proto, E.; Sgroi, D. Happiness and Productivity , University of Warwick, UK, and IZA Bonn, Germany, 2014