Saúde e bem-estar

Como perder o medo do dentista

1 min
Jan 04, 2019

Para a maioria das pessoas ir ao dentista para fazer uma limpeza de rotina ou, até mesmo, um tratamento, são simplesmente coisas que precisam de ser feitas. Às vezes, pode ser incómodo, mas faz parte dos cuidados que devemos ter com a nossa saúde oral. No entanto, para algumas pessoas, a mera ideia de ir ao dentista enche-as de medo.

As razões mais comuns pelas quais as pessoas têm medo de marcar uma consulta são a dor, a sensação de não ter controlo, ou alguma má experiência que tiveram no passado.

Se é uma dessas pessoas, ou conhece alguém que sofre de ansiedade só de pensar que tem de ir ao dentista, neste artigo contamos-lhe os melhores truques para superar esses medos.

1. Identifique o seu medo. Depois de saber exatamente do que tem medo, pode começar a trabalhar para encontrar uma solução.

2. Escolha um dentista em quem acha que pode confiar. O seu medo só aumentará se escolher um dentista que não é o certo para si. Quando conhecer o seu dentista, explique-lhe a sua situação e pergunte como é que ele geralmente lida com pessoas que têm esses medos.

3. Leve alguém consigo. Alguns pacientes acham reconfortante levar um amigo ou parente para se sentirem acompanhados.
 
4. Aprenda técnicas de meditação, mindfullness e técnicas de respiração. São técnicas muito boas para reduzir a ansiedade e ajudá-lo a lidar com momentos em que sente que não tem controlo.