Segundo o estudo “Do Campo ao Garfo - Desperdício Alimentar em Portugal” apresentado pela Fundação Calouste Gulbenkian em dezembro de 2012, desperdiçamos nada mais e nada menos que um milhão de toneladas de comida por ano. Isto quer dizer que cada um de nós desperdiça em média 132 quilos.
O estudo indica que, em Portugal a maior parte do desperdício de alimentos vem da restauração, distribuição e moradias. Portanto é principalmente neles que temos que nos concentrar na solução do problema.
Existem várias formas de evitar desperdiçar tanta comida e o importante é sermos conscientes de que o fazemos e estabelecer regras e rotinas para o evitar.
Faça uma lista de supermercado antes de ir às compras, desta forma só leva aquilo que precisa e evita comprar coisas a mais que se podem estragar.
Quando cozinhar em casa, tente preparar a quantidade dependendo do número de pessoas ou das refeições que vai fazer. Desta forma evita restos que se acabam por estragar e deitar fora.
Se for almoçar ou jantar fora e sobrar muita comida, não tenha vergonha de pedir para levar o resto para casa. Se o fizer, está a evitar o desperdício e ainda poupa na refeição a seguir!
Para que tenha consciência daquilo que devemos consumir e, por tanto, aquilo que devemos preparar, dizemos-lhe em média o que um adulto deve consumir por dia. Depois, é só fazer as contas! Cada pessoa consome cerca de 150 gramas de massa cozida, como acompanhamento, ou 200 gramas, se for o prato principal. As batatas são geralmente entre 125 e 150 gramas por prato, mas se for puré de batatas recomenda-se 200 gramas. No caso de legumes e frutas é recomendado cerca de 120 gramas. Quanto à carne e ao peixe deve-se consumir cerca de 200 gramas. É claro que sempre podemos ajustar estas quantidades conhecendo cada pessoa e o que elas normalmente comem, mas se tivermos uma ideia de quanto come um adulto, podemos medir melhor as quantidades e evitar desperdiçar comida.