Há características que são comuns à maioria das pessoas bem-sucedidas. É possível desenvolver estas características quando não as temos? Naturalmente, o contexto é importante e o êxito é relativo. Que características em comum têm estas pessoas?
As pequenas conquistas do dia-a-dia também são êxitos, sempre que nos façam felizes ou nos realizem. Nem todos estamos destinados a ir à lua ou a ser o melhor profissional na nossa área. Conseguir ultrapassar situações difíceis, educar um filho ou ter um casamento feliz, são exemplos de sucesso que qualquer um pode alcançar, com a mentalidade e a atitude certas.
O simples facto de ser feliz com pouco pode ser considerado um sucesso.
Se tivermos as seguintes características, estaremos mais perto de ter o que é preciso. Devemos converter obstáculos em oportunidades e olhar para as pequenas vitórias diárias como etapas para o nosso sucesso:
• Objetivos bem definidos – Para além de terem em mente aquilo que querem atingir, as pessoas bem-sucedidas fazem tudo o que é possível para alcançá-lo, sem se deterem perante obstáculos.
• Um plano de ação – O planeamento é fundamental para cumprir aquilo que está definido, e as pessoas de sucesso levam a cabo todos os processos necessários, sem interrupções e com disciplina.
• Conhecimento das próprias capacidades – As pessoas de sucesso fazem uma autoavaliação constante e definem os seus objetivos em concordância, de forma realista, e sabem que desta forma serão capazes de atingir aquilo a que se propõem.
• Otimismo – Os obstáculos são para ultrapassar, não para bloquear. Encaram as dificuldades como mais um passo no caminho para o sucesso e resolvem os problemas de forma positiva.
• Desenvolvimento constante do potencial – Quando algo se apresenta como uma dificuldade acrescida, as pessoas de sucesso preparam-se, estudam, trabalham, sempre com o objetivo de aumentar as suas capacidades para chegar mais longe.
• Tenacidade – Se a primeira tentativa falha, passa a ser uma experiência valiosa para as próximas tentativas. Nunca desistem, porque só acreditam em duas opções – resolver os problemas ou contorná-los.
• Foco – Os pensamentos e as ações estão focados na procura do sucesso. O que não é importante, é posto de parte, uma vez que não contribui para a obtenção dos objetivos.
Para uma pessoa de sucesso, a felicidade está em atingir as metas a que se propõe cada dia, sempre em busca do objetivo maior – o sucesso, conforme a definição de cada um.
Informação adicional: