Quando entre a idade de reforma e a esperança média de vida existirem 20 anos de diferença, perguntamo-nos: poderei manter a minha qualidade de vida atual?
Para isso, é necessário fazer um bom plano financeiro pensando nesta etapa da vida e em como preparar a sua reforma.
Os planos de pensões privados são uma ferramenta de poupança que permite complementar a pensão pública que o Estado nos atribui. Os especialistas defendem que a contratação precoce destes planos nos oferece melhores rentabilidades, mas a realidade é que qualquer idade é boa.
As vantagens mais conhecidas dos planos de pensões são:
- Vantagens fiscais das contribuições.
- Rentabilidade dos juros acumulados
Planos de pensões: erros mais comuns na contratação
O que talvez não seja tão conhecido são os erros mais comuns que se costumam cometer na contratação destes planos de pensões.
Resgatar o dinheiro todo de uma vez
Se, na resolução do plano de pensões, decidir resgatar o capital todo de uma vez, isto poderá prejudicar muito a sua tributação.
O plano está concebido como um complemento para um período de reforma, logo, está pensado para ser cobrado pouco a pouco. Por isso, tributa-se como rendimento do trabalho, por isso, solicitar a quantia total de uma única vez pode causar um desembolso considerável em impostos o ano em que solicitar a sua resolução.
Fazer uma única contribuição anual
Muitos consideram realizar as contribuições para o plano de pensões unicamente no final do ano e não periodicamente. Esta forma de atuar faz com que nos desviemos do objetivo principal que é a poupança para a reforma.
O recomendável é fazer contribuições de forma constante e periódica, mesmo que sejam pequenas quantias.
Não ver as comissões
Cada plano de pensões tem uma comissão diferente, é importante tê-la em conta cuidadosamente. A diferença pode ser pequena, mas o impacto na rentabilidade do plano representará uma quantia importante.
Escolher o plano de pensões às cegas
Por ser um tema com que muitos não estamos relacionados, costumamos deixar-nos influenciar por recomendações de conhecidos ou familiares não especialistas, ou por ofertas comerciais atrativas. Este é o pior erro. Da mesma maneira que temos que comparar os seguros de vida e de acidentes, devemos prestar atenção aos detalhes de um plano de pensões.
Há muitos tipos de planos de pensões e só escolherá um, por isso, dedique o tempo necessário para garantir a sua reforma como merece.