Algumas crianças gostam de comer de tudo: cenouras, peixe, carne, verduras, etc… enquanto que outras só gostam de doces, chocolates, massas, arroz e pão. Tentar convencer uma criança picuinhas a comer pode ser uma experiência muito frustrante para os pais, mas, segundo os psicólogos, esse comportamento é normal em crianças pequenas e chama-se neofobia.
Os psicólogos dizem que a neofobia é uma etapa normal do desenvolvimento infantil, que pode surgir entre os dois e os sete anos, e que o medo de provar novos alimentos na realidade é uma estratégia de sobrevivência humana com o objetivo de nos proteger de alimentos perigosos.
O maior problema para os pais, é que os alimentos que as crianças tendem a desconfiar, costumam ser os mais saudáveis. Os legumes e as verduras, por exemplo, que têm um certo sabor amargo para o paladar das crianças, são enfrentados como se fossem venenosos. Sabendo disso, olhe para a cara do seu filho da próxima vez que lhe der legumes e observe como a expressão que faz, não é apenas por não gostar, mas também por medo.
Dicas para ajudar os seus filhos a superar esta fase da neofobia:
Segundo a investigadora Clare Llewellyn, da UCL (University College London), para ajudar os seus filhos a superar esta fase da neofobia deve fazer o seguinte:
- Nunca use a comida como recompensa. Prometer a uma criança que lhe vai dar um gelado se comer uma salada, por exemplo, só faz com que a comida de que não gosta pareça ainda pior.
- Coma ao mesmo tempo que o seu filho, para que possa observá-lo a comer os alimentos que ele não gosta. Vê-lo comer os tais alimentos que considera perigosos, irá ajudá-lo a interiorizar que, afinal, comer verduras é seguro.
- Se o seu filho se recusar a comer alguma coisa, tente novamente no dia seguinte. De acordo com vários estudos, são necessárias 15 tentativas em dias consecutivos para que uma criança experimente um novo alimento.