Família

Como educar os filhos a terem paciência

2 min
May 14, 2019

Cada vez somos mais impacientes. Vivemos na sociedade do imediatismo, em que exigimos que tudo seja instantâneo. Estamos habituados a ter tudo o que queremos à distância de um clique, queremos tudo e queremo-lo já. No entanto, muitas vezes é necessário parar, esperar e observar. Ser paciente torna-nos pessoas mais felizes e positivas.

Como nem sempre somos pacientes, ensinar aos nossos filhos a sê-lo pode ser uma tarefa bastante complicada já que a maioria das crianças não nasce com o dom da paciência. Tal como nós, os mais pequenos também ficam frustrados quando não conseguem aquilo que querem. No entanto, é muito importante que as crianças aprendam a ser pacientes e a terem consciência que não podem ter tudo aquilo que querem, quando querem.

5 conselhos para ensinar aos nossos filhos a ser pacientes

Ponha em prática estes cinco conselhos para ensinar e aprender a ser mais paciente!

1. Não deixe que o seu filho esteja constantemente a interrompê-lo.

Seja uma conversa mais séria, ou porque simplesmente está ocupado com qualquer coisa e vê que o seu filho está constantemente a pedir a sua atenção, não esteja sempre a parar e a deixar que o interrompa. As crianças precisam de aprender que por mais que sejam a sua maior prioridade, não são a única. Faça-os ver que nesse momento está ocupado e que assim que puder estará com eles.

2. Use argumentos sólidos e racionais.

Ser paciente não é fácil de ensinar, as coisas levam tempo e, embora às vezes seja difícil, é necessário que aprendam para que se tornem pessoas respeitadoras.

Mostre encorajamento e compreensão quando eles lhe mostram que estão a fazer um esforço, mas quando fazem o contrário, seja firme e use argumentos sólidos e claros para que eles possam perceber que não podem ter determinadas atitudes. 

3. Deixe-os aprender com as suas próprias birras.

Mantenha-se firme e não mude a sua atitude perante uma birra. Dessa forma, os seus filhos vão aprender que uma birra não vai mudar as suas decisões e que esta não é a melhor opção.

4. Crie tabelas e esquemas dos seus horários:

Dê-lhe exemplos visuais que os ajudem a ter consciência do decurso do tempo para que possam começar a perceber a noção dos horários. Diga-lhes que algo que eles gostam, como uma viagem, ou um dia especial, acontecerá nos próximos dias. Desta forma, vão aprender a ser pacientes por estarem à espera de algo que gostam.

5. Seja um exemplo de paciência

Embora esta possa ser a parte mais difícil para si, como sempre, a melhor maneira de ensinar aos seus filhos a serem pacientes, é ser um exemplo. Experimente usar as situações de stress e ansiedade como oportunidades para mostrar aos mais pequenos como reagir de forma paciente.